as nossas raízes

          A Keti Keta surge de um sonho de criar, em Portugal, o primeiro Jardim de Infância assente nos princípios básicos da Permacultura, no seu sentido abrangente e de congregação e complementaridade das várias vertentes da vida, numa perspectiva holística da mesma. Na Keti Keta perspectivamos a criança como um ser único e individual, criativo e altamente criador, autónomo no seu desenvolvimento e descoberta do Mundo exterior, procurando na Natureza o reflexo do seu Mundo Interior.


      Temos como principal foco, ao nível da educação, o desenvolvimento de um modelo de intervenção específico e desenhado de forma ampla e aberta para se adaptar a cada criança, recorrendo ainda a metodologias e abordagens holísticas, como as Artes Expressivas, a Inteligência Emocional, o cuidado da Terra, a Regeneração de Ecossistemas e o Mindfullness, por exemplo. Contamos com uma equipa multidisciplinar de profissionais de três grandes áreas de acção: a Pedagogia, a Expressão Artística e o Design em Permacultura - assim, procuramos abranger as várias dimensões do projecto a considerar no seu desenho, planeamento e intervenção a curto, médio e longo prazo. É peça fundamental a abertura à comunidade local, integrada por parte das famílias beneficiárias directas do projecto e dos técnicos envolvidos no mesmo, promovendo momentos de sensibilização, experiência e capacitação nas mais variadas áreas de expressão do ser humano e da (sua) natureza.


       A Keti Keta tenciona ser uma referência a nível local e nacional, procurando contribuir para a transformação de um paradigma cansado de não ser questionado e eternamente perpetuado na educação nos dias de hoje. O desenvolvimento deste projecto representará a personificação de algo que se considera essencial para a promoção de adultos mais conectados com o mundo que os rodeia, adultos em sintonia com o planeta, que o protegem e desfrutam do seu melhor, de uma forma curadora e cuidadora.

          Na sequência da minha formação em diversas temáticas, sempre com o objectivo de transformar a minha missão de vida num projecto viável e de serviço à comunidade, em geral, e às infâncias, em particular, apareceu no meu caminho o Nepal (era o ano de 2015). Foi então que desenvolvi esta ideia e o nome Keti Keta – menina menino, em Nepalês – surgiu como natural e simples o suficiente para um espaço desta natureza.

Com amor e gratidão, 

Vanessa Aires

Main Dreamer & Project Coordinator

2020 by keti keta ©