brevemente... 

PSICOLOGIA PELA NATUREZA

Com base na ecopsicologia (ecologia + psicologia) e suporte nas artes, enquanto expressão humana, desenvolvemos um modelo de intervenção inovador, desenhado de forma ampla e adaptável a cada indivíduo, através de uma abordagem holística, a qual vê na Natureza uma base de inspiração para uma intervenção sólida e integrada.

Para além da promoção de um olhar mais atento sobre o impacto que a Natureza pode ter na nossa “caixa de ferramentas” emocional, procuramos destacar o poder que uma criança (interior) conectada em si e no meio em que se insere, representa para a sociedade atual.

65574472_912767622399787_709083566531883

SER HUMANO E(M) NATUREZA

~ somos natureza ~

Partindo de um lugar de observação atenta e estruturada para o desenho e implementação da ação desenvolvida na KETI KETA, procuramos estabelecer uma interligação prática e epistemológica entre a Permacultura (enquanto ferramenta de desenho de sistemas naturais), a Psicologia do Desenvolvimento e a Pedagogia.

A filosofia por detrás da Permacultura baseia-se num trabalho em parceria com a Natureza - integrando os recursos naturais do planeta, as pessoas e o meio ambiente, através de sinergias mutuamente benéficas - pela imitação dos sistemas naturais, sem desperdício, convidando ao fecho de ciclos completos e de regeneração.

Assim,  praticamos uma observação demorada e atenta, em vez de uma ação irrefletida, bem como olhamos os sistemas em todas as suas funções, ao invés de esperar um único rendimento deles, permitindo então que nos demonstrem os seus potenciais máximos, ao seu ritmo natural, sempre de mão dada com o terapeuta/facilitador/psicólogo. Para nós, um ser humano é um sistema natural, integrado em diferentes sistemas e ecossistemas, societários, comunitários, económicos e ambientais, por exemplo.

florescer
DSC09072_edited.jpg
IMG_20200710_175923_edited.jpg

Aplicar esta perspectiva na nossa abordagem diária com crianças, famílias e adultos, implica, por um lado, ter uma visão positiva do potencial humano na sua relação com os ambientes em que se insere e, por outro lado, ser criativo na forma como desenhamos os espaços de aprendizagem, os modelos pedagógicos, os currículos e as interações sociais.

 

Ao apostarmos num modelo centrado na criança, e em contacto com a natureza, reforçamos a sustentabilidade pela conexão e respeito pelo mundo natural, e encorajamos o fluxo natural das aprendizagens, promovendo a resiliência através de aprendizagens experimentais. Estando conscientes do grande desafio que temos em mãos, a médio e a longo prazo, move-nos a paixão por criarmos um contexto educativo privilegiado para o desenvolvimento harmonioso de seres humanos conscientes do seu papel no ecossistema global.

monchique3_edited.jpg

A EQUIPA DE PSICÓLOG@S

a Vanessa

                             a Isabel

ROSTO KK_edited.jpg
isabel .jpg